Make your own free website on Tripod.com

TEMPERAMENTO

Uma das características que mais se destaca no Fila Brasileiro é o temperamento, porque ele é o espelho de seu magnífico caráter. O Fila, desde filhote, gosta de muita brincadeira com as pessoas que convive diariamente. Apega-se rapidamente a estas pessoas, no entanto, desconfia dos que não conhece.

Forte, robusto, protetor, amigo incondicional dos donos, babão, amoroso e com um instinto ímpar para defesa, é considerado um dos melhores cães de guarda e companhia da cinofilia mundial. Quando se fala ou se pensa no Fila Brasileiro, a primeira impressão que se tem é de um animal feroz, enorme e destemido, capaz de realizar uma guarda eficiente. Poucos, no entanto, imaginam o Fila pelo aspecto mais encantador: a fidelidade e a docilidade para com os donos; um cão caseiro que é capaz de ficar deitado próximo à porta da cozinha esperando receber a qualquer momento, um pedaço de pão ou que fica dormindo sobre os pés do dono.

Durante o seu desenvolvimento, o seu caráter vai se firmando. Passa a sentir mais segurança, mostrando com maior sinceridade, aos desconhecidos, sua ojeriza. Não é necessário e nem se deve adestrar o Fila para ataque. É rigorosamente conviniente prender o animal sempre que alguma visita chegar, mesmo que seja um parente ou seu melhor amigo.

Caso o Fila Brasileiro se acostume com essas visitas, hoje, e fiquem em convivência, não acredite que amanhã, no retorno desta mesma visita, o Fila adotará o mesmo comportamento. Ele nunca será enganado por um “falso amigo”. É um excelente cão de guarda, silencioso, astuto e sinistro, com todos os estranhos. Já com as pessoas que convive, seu dono e familiares, é extremamente meigo e devotado e totalmente passivo. Muito carinhoso, gosta de ficar sempre acompanhado destas pessoas.

***RESERVE UM FILHOTE - CLIQUE AQUI ***

Nota-se esta atitude a partir dos seis meses. Com um ano de idade o caráter está definido. A raça é dotada de uma coragem notável. O animal não recua diante de nenhuma provocação. Na prova de temperamento, quando exigida pelo regulamento dos clubes em exposições especializadas, sua reação é sempre pronta, espontânea e firme.

O Fila com pessoas que convive, seu dono e familiares, é extremamente meigo e devotado e totalmente passivo. Muito carinhoso, gosta de ficar sempre acompanhado destas pessoas. Nas exposições caninas o juiz não deve tocá-los,pois, corre o risco de ser mordido pelo cão. Todo esse comportamento e reações, são inerentes à raça.

*!*  EXEMPLARES REALMENTE PUROS  *!*

O seu amor pela família faz com que reaja a qualquer tentativa de agressão externa, na mesma intensidade dos carinhos que recebe daqueles que ama. Ou seja, quanto mais o cão participa da rotina da família, quanto mais carinho e atenção recebe, mais intensamente irá defender aquelas pessoas a quem identifica como seus familiares. Recebendo o cuidado e a dedicação que merece, terá aguçado o seu instinto de fidelidade e, ao deparar-se com um invasor, seja ele qual for, irá mostrar toda a sua valentia , tenacidade e espírito de proteção, dando sua vida, se preciso for para defender a família de que só um Fila é capaz de ter. O legítimo Fila é assim.

Ele é muito agarrado com as pessoas que convive com ele. O tempo todo fica ao lado, esfregando, querendo carinho. Chora e late para chamar a atenção, e fazer com que o dono o solte e brinque com ele. Por outro lado, com pessoas estranhas, rosna, late e parte para cima. Não tem medo de tiros e objetos que podem ser arremeçados contra ele. Impõem respeito e medo. É assim que tem que ser um cão de guarda.

INÍCIO                              PRÓXIMA